sábado, 23 de janeiro de 2010

Flor de Maio fecha em janeiro


Comunico com pesar o falecimento de parcela preciosa da história do comércio do Espírito Santo com o fechamento da Chapelaria Flor de Maio, neste mês de janeiro de 2010, aos 115 anos de idade. Sob o silêncio da Federação do Comércio, da Associação Comercial de Vitória e Clube dos Lojistas, a omissão de autoridades e o desleixo dos proprietários, a loja sucumbiu à “modernidade”. Por suas portas, a loja contemplou a história de Vitória passar à sua frente, rompendo duas passagens de século, dos mais ricos para o comércio capixaba.

A Flor de Maio era a história viva do comércio, arrisco dizer, do Espírito Santo. Não foi dada a ela a oportunidade do marketing moderno mostrar que, com uma boa estratégia, o tradicional pode conviver e dar lucro com a modernidade. Mais uma vez Vitória perde uma referência. Mais uma vez venceu a tosca visão de que o moderno deve necessariamente sepultar o passado. Mais uma vez perdemos a oportunidade de provar que o crescimento e o progresso não devem estar associados ao abandono da tradição. Este é o meu lamento, e meu grito contra a prática de destruição da história da cidade de Vitória.

2 comentários:

Ars Curandi disse...

Sim Gobbi.
Fiquei muito triste ao saber. Eu nunca comprei muita coisa lá, mas lembro de ter comprado um chapéu, um guarda-chuva, uma capa e uma mala. Hoje passei na Praça Oito para conferir e é isso mesmo. Portas quase totalmente fechadas e sinais de reforma. Com certeza acabarão com as estantes e balcões de madeira, além daquela vitrine maravilhosa que fechava na hora do almoço, mas deixava as mercadorias em exposição.
Provavelmente entrarão móveis de formica, acrílico, mesas com computador e balcões cheios de mercadorias sem nenhum charme. E a PMV ainda fala em revitalizar o Centro. Deixam morrer para revitalizar??? Não seria melhor manter vivo???

xacal disse...

Amigo Carlos Henrique Gobbi, mais uma vez venho aqui expressar a minha grandiosa gratidão em lhe encontrar por essas bandas, que bom esta aqui, talvez não se recorde mais eu sou o Daniel PM o ex atleta de camburi. Me entusiasmei por suas materias e acabei por escrever=lhe para lhe congratular com grandde abraço a você meu amigo fica aqui a minha gratidão em te conhecer sabendo assim que sempre você foi um ícone de sabedoria ao qual me referi varias vezes de minha vida e foi por este motivo que achei você por aqui. grande abraço. espero noticias. xacal 2000@gmail.com. Te espero.