quinta-feira, 24 de março de 2011

Caixa Econômica maltrata cliente idoso

Todos os manuais de marketing ensinam como uma empresa deve tratar seus clientes. Lembrar que o cliente é quem mantém a empresa viva no mercado não é mais nenhuma novidade, mas no Brasil ainda estamos na idade da pedra do marketing. Até um banco do tamanho da Caixa Econômica Federal parece que não estudou a cartilha do marketing. Querem um exemplo?

A agência da Caixa localizada na principal avenida do centro de Vitória está mudando para um bairro ao norte da capital. Como a agência comunicou aos seus correntistas? Apenas colou na porta de vidro da entrada da agência um pequeno comunicado (metade de uma folha A4) ao lado vários outros, nem sempre lidos, por conterem muita propaganda dos serviços do banco.

Comunicou errado. Deveria, ao menos ter enviado correspondência para cada correntista da agência informando a mudança de endereço e as alternativas para quem não quisesse continuar a operar com a agência no novo endereço, a cerca de 11 quilômetros de distância.

No lugar da criar facilidades para o cliente, preferiu empurrar com a barriga e levar todas as contas para o novo endereço, mesmo se o cliente fosse idoso, tivesse mais de 80 anos e precisasse pegar ônibus para se locomover até o novo endereço. Uma crueldade.

Sou testemunha desse desrespeito. Questionei à gerente sobre as alternativas. Abrir uma conta em outra agência no mesmo centro de Vitória, respondeu. Terei que ir à agencia e abrir uma conta como um cliente novo? Sim, disse ela, sem se importar com o tempo que o cliente mantém sua conta no banco. Vocês poderiam criar facilidades para os antigos clientes, como usar o banco de dados da Caixa e simplesmente transferir a conta para outra agência, disse, ao que ela justificou que o banco de dados não é integrado entre as agências.

O idoso, de 84 anos teve que se deslocar até a outra agência como se fosse abrir uma conta no banco pela primeira vez e ainda teve que esperar por uma hora e meia para conseguir fazer o novo cadastro, da nova conta, na nova agência do antigo cliente que será tratado como recém-cadastrado. Desculpem, disse a atendente, é que o sistema está lento.

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